Pular para o conteúdo

Médicos do Acre anunciam greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (9)

    Os médicos da rede pública de saúde do Acre decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 9 de fevereiro. A decisão foi tomada durante assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira (5) pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).

    A paralisação atingirá os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas — procedimentos que podem ser reagendados sem risco imediato ao paciente. Já os serviços de urgência e emergência continuarão funcionando normalmente, inclusive o atendimento pediátrico, considerado essencial neste período de aumento nos casos de doenças respiratórias em crianças.

    De acordo com o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, a categoria reivindica o pagamento de gratificações e de plantões extras. “A decisão foi coletiva. Agora, a orientação é só retomar o trabalho após o pagamento”, afirmou.

    A greve deve impactar diretamente o funcionamento de unidades de saúde em todo o estado. O sindicato informou que segue aberto ao diálogo, mas, até o momento, não houve avanço nas negociações com o governo.

    Por redação com informações do Ac24Horas