Da redação
Foto: Jardy Lopes
O coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, fez um alerta sobre a importância de manter a atenção com o Rio Acre, mesmo diante de níveis baixos e pouca chuva acumulada no mês de janeiro.
Observe que o nível do rio e também a quantidade de chuvas que ocorrem neste mês não influenciam muito na questão de um transbordamento. Vejam que o Rio Acre estava acima de 11m em 2015, e tivemos a maior inundação de todos os tempos. Em contrapartida nós tínhamos um pouco mais de 5m em 2024 e tivemos a segunda maior de todas. Também em 2023 o nível do rio não era tão alto e tivemos a terceira maior da historia.
Isso nos leva a estar sempre preparados a não ficarmos acomodados. Estamos quase na metade da segunda quinzena de janeiro e com pouca chuva em volume (acumulado) e supor que não teremos uma possível inundação nos meses seguintes, fevereiro e março, é um erro.
Então, deixo aqui com os senhores esses dados para que possam dissiminar e alertar a população de que chuva pouca e nível do rio Baixo no mês de janeiro, não nos dá a garantia que não teremos um transbordamento.
veja os detalhes