Bares vão passar a exigir carteira de vacinação contra Covid para clientes em Rio Branco

A Associação de Bares e Restaurantes e Promotores de Eventos do Acre lançou, nesta sexta-feira (20), o selo “Bares Vacinados” para incentivar, quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19, a procurar as unidades de saúde e se imunizar contra a doença.

A ação é abraçada por cerca de 30 bares da capital acreana que são associados e vão exigir, a partir do dia 10 de setembro, a apresentação do comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina, acompanhado de um documento de identidade.

“Hoje, Rio Branco já é exemplo de vacinação, estão vacinando adolescentes a partir de 12 anos. Então, acreditamos que não há motivo para toda população se vacinar. O selo está sendo lançado hoje e faremos uma ampla divulgação na mídia e a partir de 10 de setembro, nossos clientes só poderão ter acesso aos estabelecimentos com a foto da carteira de vacina e um documento de identificação”, disse o presidente da associação, Leôncio Castro.

Castro disse ainda que há a opção de os clientes baixarem o aplicativo do Conecte SUS e quem não quiser fazer a foto, pode baixar o App, onde vai estar sua carteira digital de vacinação.

“O objetivo desse movimento é fazer com que as pessoas procurem tomar a vacina e a gente comece a viver como antigamente. Inclusive, queremos convidar nossos colegas, que ainda não são associados, a fazer parte deste movimento e pedir aos demais segmentos a usarem isso como exemplo porque a gente só vai combater o coronavírus se vacinando”, acrescentou.

O presidente disse que em todos os bares, há equipes de segurança que ficam na portaria e serão eles os responsáveis por fazer a conferência da documentação.

“Por isso o prazo que estamos dando é de 20 dias para as pessoas procurarem as unidades de saúde e se vacinaram se proteger e proteger o seu semelhante”, concluiu.

Rio Branco registrou até essa quinta-feira (19), 38.049 casos de Covid-19 e 1.083 óbitos pela doença, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Além disso, a secretaria confirmou nesta sexta a suspeita do primeiro caso da variante Delta do coronavírus no estado.

Vacinação em Rio Branco

A capital acreana está vacinando adolescentes com idade a partir dos 12 anos. Com uma população de mais de 413,4 pessoas, Rio Branco já vacinou 294, 218 mil pessoas, sendo 212.518 de primeira dose, 77.115 com a segunda e outros 5.190 com dose única, segundo dados do portal de transparência do governo.

Ao todo o Acre já recebeu 842.183 doses de vacinas e foram aplicadas 611.727 doses na população até quinta (19), data da última atualização. Das doses, 433.937 pessoas tomaram a primeira dose, 166.690 a segunda e 11.100 a dose única. Cruzeiro do Sul 79.452 mil.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.