Cemitérios de Rio Branco começam a registrar movimento antes do Dia dos Finados

Ainda às vésperas do Dia de Finados, muitas pessoas já começam a intensificar as visitas nos cemitérios da capital acreana, Rio Branco, mesmo com as equipes dando os últimos retoques para que esteja tudo pronto até a terça-feira (2).

A informação é do secretário de Zeladoria do município, Joabe Lira. Ele disse que as equipes atuam com a conclusão dos trabalhos e que as pessoas desde a última semana têm feito esta busca.

“Já temos uma movimentação, sim, nos cemitérios da capital. As nossas equipes continuam trabalhando, tanto concluindo os trabalhos como na orientação. Na verdade, essa movimentação ocorre já durante toda a semana que antecede o Dia de Finados, porque muitas pessoas preferem ir antes”, disse.

Apesar de a movimentação já ter aumentado, o secretário disse que ainda não é possível ter estimativa de quantas pessoas já fizeram visitas antecipadas.

Lira falou que a preparação começou há um mês, com limpeza, retirada de entulhos, pintura e manutenções para receber a população. Ele afirmou que, somente no Cemitério São João Batista, um dos principais da capital, são aguardadas cerca de 50 mil pessoas.

“Muita gente prefere antes por causa da movimentação intensa. Tem também a pandemia e muitos preferem vir antes por causa disso”, acrescentou.

Diferente do ano passado, a tradicional missa está marcada para começar às 8h no Cemitério São João Batista. Em 2020, com os altos índices de contaminação e óbitos pela Covid-19, a missa chegou a ser cancelada e a recomendação da gestão era de que as pessoas antecipassem a visita aos entes queridos sepultados nos locais e não deixassem para ir somente no dia 2 de novembro.