Cobertura de supermercado cai sobre carros, hospitais alagam e bairros ficam sem energia durante temporal no AC

Pela segunda vez esta semana, um forte temporal atingiu a capital acreana, Rio Branco. Nesta sexta-feira (24), a tempestade causou destruição em vários pontos. A chuva começou por volta 15h30. Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram os estragos deixados pela chuva.

Árvores caíram em vários pontos, entre eles na praça onde funciona o arraial no bairro Cohab do Bosque, parte da cobertura de um supermercado desabou em cima de carros, salas do Pronto Socorro da capital ficaram alagadas, vidros foram quebrados e alguns bairros estão sem energia elétrica.

A direção do PS informou que nenhum paciente foi atingido. Os danos ocorreram no prédio novo da unidade e duas paredes de vidro foram quebradas. A direção explicou ainda que chegou a entrar água na UTI, mas a situação foi resolvida antes que algum paciente fosse afetado. Já no prédio antigo da unidade, parte do teto foi arrancado e a mobília ficou encharcada.

No Hospital Santa Juliana os corredores e vários leitos ficaram completamente inundados. Uma parte da estrutura da unidade ficou destelhada.

No bairro Bosque, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de um carro.

A gerência do estabelecimento disse que ninguém ficou ferido e que foram apenas danos materiais.

Na Central de Atendimento – OCA, a rajada de vento derrubou os vidros dos guichês.

Ventos 60 km/70 km

O pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, disse que pode ser estimado que os ventos foram possivelmente de 60 km/h.

Cidades atingidas

Além de Rio Branco, o Corpo de Bombeiros informou que em Xapuri as equipes atendem três ocorrências de quedas de árvores. Duas dessas árvores caíram na BR-317 obstruindo a via e outra caiu em cima de um bar no Km 10 da estrada da borracha.

A tempestade com granizo e muita ventania, destelhou casas, derrubou árvores e fiação elétrica e causou estragos em vários pontos de Rio Branco.

Em Cruzeiro do Sul, o forte temporal também deixou estragos. 

Interrupção de Energia

Com o temporal, alguns bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido, são eles: Nova estação, Conquista, Bairro da Paz, Conjunto Procon, Vila Nova, Santa Quitéria, Alto Alegre e Vila Ivonete. Ainda segundo a Energisa, os clientes dessas regiões tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido às 16h58 de terça.

A Energisa disse que está fazendo o levantamento das ocorrências, mas que deslocou todas as equipes disponíveis para atender a demanda.