Com aumento de internações, governo contrata 49 profissionais de saúde para linha de frente da Covid

Com aumento dos casos de Covid-19 e internações, o governo do Acre contratou mais 49 profissionais da área da saúde para trabalharem na linha de frente durante a nova onda da doença. A medida foi anunciada na última sexta-feira (28).


Ao todo, são 25 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, cinco médicos, três fisioterapeutas, um técnico de laboratório e um biomédico. Os profissionais foram contratados em regime de emergência.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a ideia é reforçar as equipes de saúde em todo o estado.

No site oficial do governo, a secretária informou que foi necessário fazer as contratações emergenciais para atender tanto as unidades da capital quanto do interior do estado. Isso porque tiveram baixa nos quadros de funcionários devido ao avanço da pandemia.


Aumento de leitos
O aumento das internações e de casos positivos de Covid-19 também fez com que a Saúde do Acre abrisse mais leitos de enfermagem e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a demanda. Os leitos foram abertos no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), em Rio Branco, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, no interior.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) ampliou as vagas de UTI e enfermaria da seguinte forma:


Rio Branco – 10 novos leitos de UTI Covid no Into-AC. A unidade já dispõe de 40 leitos de enfermaria e, com a abertura dos novos leitos, o número de vagas na UTI sobe para 20;
Brasileia – mais 10 leitos de enfermaria e cinco semi-intensiva. O hospital tinha apenas três leitos de enfermaria;


Cruzeiro do Sul – segue com 10 leitos de UTI Covid e 10 leitos de enfermaria.
A assessoria de comunicação da Sesacre afirmou que os leitos UTI Covid do Into foram abertos na tarde de quinta-feira (27).


O boletim de leitos divulgado diariamente pela Saúde mostra que em todo o estado há 76 pessoas internadas, sendo 66 com teste positivo. Dos 30 leitos de UTI existentes, 17 estão ocupados. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul. Com relação às enfermarias, há um total de 59 pessoas internadas, sendo que tem somente 53 leitos, com isso a taxa de ocupação é de 109,43%.