CPI do transporte aprova convocação de ex-prefeitos de Rio Branco e ex-superintendentes da RBTrans

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público aprovou nessa terça-feira (1) a convocação de ex-prefeitos e ex-superintendentes da Superintendência de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) para serem ouvidos nas próximas sessões.

O atual superintendente da autarquia, Anízio Alcântara, também deve ser convocado e a promotora de defesa do consumidor, Alessandra Marques, vai ser convidada.
Conforme a Câmara de Vereadores, no próximo dia 7 deve ser ouvido, na condição de testemunha, o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre e o ex-superintendente da RBTrans, Gabriel Cunha Forneck.

Já na última sessão da CPI de 2021, que acontece no dia 14 de dezembro, antes do recesso parlamentar, devem ser ouvidos também na condição de testemunha a ex-prefeita Socorro Neri e os ex-gestores Sawana Leite e Nélio Anastácio.

Também foi aprovado na sessão dessa terça (30) o requerimento para que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindcol) envie as planilhas de composição de tarifas a partir de 2012 até 2021. Além dos anteriores das frotas em circulação e demais documentações comprobatórias de recolhimento do INSS e dados do passível trabalhista em aberto com os funcionários.


O atual superintendente Anízio Alcântara deve enviar à CPI o organograma completo da RBTrans, com nomes e cargos de todos os colaboradores efetivos, cargos comissionados e terceirizados da atual gestão de 2021. A documentação deve ser enviada para a comissão no prazo de 10 dias.