Criança testa positivo para Covid-19 ao dar entrada em abrigo de Rio Branco e está em isolamento

Um menino de 10 anos testou positivo para Covid-19 ao dar entrada no Educandário Santa Margarida, que acolhe vítimas de abandono, maus-tratos, prostituição infantil e todos os tipos de violência, em Rio Branco.

Conforme o coordenador-geral do abrigo, Eduardo Vieira, a criança deu entrada na unidade na última sexta-feira (22) e, seguindo protocolo adotado desde o início da pandemia, passou por teste de Covid-19, que confirmou a infecção.

Vieira disse que toda criança que chega no abrigo é colocada em quarentena e passa pela testagem. Após testar positivo, o menino foi deixado em isolamento nessa sala.

“Assim que ele deu entrada, já fez o teste na sala de quarentena e ficou lá, não teve contato com as outras crianças. Desde o início da pandemia adotamos esse protocolo e esta foi a primeira vez que uma criança testou positivo. Ele está sendo acompanhado pela equipe e está bem, apenas com sintomas leves da doença”, disse o coordenador.

Com uma capacidade para atender 32 crianças e adolescentes, atualmente o abrigo possui 39 menores. Em julho deste ano, a unidade chegou a abrigar mais de 50 crianças.

O abrigo é mantido, em sua maior parte, por aporte da prefeitura e do governo, mas são recursos exclusivos para o pagamento de mão de obra. Com outras fontes como aluguel da escola, eles garantem a manutenção do local, mas são as doações da população que ajudam nos cuidados às crianças.