Cruzeiro do Sul deve vacinar mais de dois mil idosos com 80 anos ou mais

A aplicação das doses será das 8h às 12h, no dia 13, mas escolas Oswaldo de Albuquerque (Centro) e Don Henrique Ruth (João Alves)

Após pactuação do Comitê Intergestores Bipartite CIB), os municípios acreanos já estão preparados para iniciar a aplicação da dose reforço contra a Covid-19 em idosos. Na cidade de Cruzeiro do Sul, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a convocação de idosos com idade a partir de 80 anos, para tomar a terceira dose no dia 13 de setembro.

São mais de dois mil idosos nesta faixa etária, mas o público a partir de 70 anos que está apto a tomar a dose de reforço ultrapassa os 6 mil. No entanto, por falta de estoque suficiente, a prefeitura de Cruzeiro do Sul só irá disponibilizar o reforço para quem tem 80 anos ou mais.

A aplicação das doses será das 8h às 12h, no dia 13, nas escolas Oswaldo de Albuquerque (Centro) e Dom Henrique Ruth (João Alves) e, para se imunizar, é preciso que as pessoas tenham tomado a segunda dose da vacina ou imunizante de dose única há pelo menos seis meses.

Estoque de vacinas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Sesacre), o Ministério da Saúde tem enviado novos lotes a cada três dias, portanto, o estoque disponível no Estado hoje já é suficiente para garantir o início da aplicação da terceira dose no público autorizado pelo MS, que é de idosos a partir de 70 anos e pessoas com deficiência imunológica. Na próxima semana, lotes com vacinas específicas para a terceira dose devem chegar ao Acre.

Na capital acreana, a imunização de reforço começou no Lar Vicentino e também na Casa de Acolhida Souza Araújo nesta quinta-feira, 9.