Dnit instala radar em rodóvia do Acre, dois anos após desligamento

Depois de dois anos do desligamento dos radares no Acre, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, na última de semana, a reinstalação de um equipamento em um trecho da BR-364, próximo à corrente, no Segundo Distrito de Rio Branco.

A ativação do radar faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado após uma ação civil pública nacional, segundo informou o superintendente substituto do Dnit, Antônio Carlos.

“Ele está sendo instalado porque a parte física dos aparelhos já foi colocada. Ainda faltam duas etapas que é a instalação elétrica e depois a aferição do INMETRO. Atendidas estas duas etapas vai começar a funcionar”, explicou.

Os equipamentos foram desativados em maio de 2019 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) após o Estado rescindir o contrato com a empresa que prestava serviço de monitoramento eletrônico no trânsito de Rio Branco por se tratar de questão de competência municipal.

Em fevereiro do mesmo ano, o governo passou a responsabilidade pela execução da fiscalização de trânsito em vias terrestres do município à prefeitura.

Em julho, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) informou que não tinha previsão para reinstalar os equipamentos e, apesar da ausência da fiscalização eletrônica, as placas de sinalização que mostram o limite de velocidade estão por toda parte.