Em 2021, Procon aplica três multas em bancos por excesso no tempo de espera por atendimento no AC

Ao longo do ano de 2021, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon -AC) já fiscalizou cerca de 21 agências bancárias em pelo menos quatro cidades do estado. Como resultado destas ações, três agências foram multadas por exceder o tempo de espera dos clientes nas filas.

As fiscalizações são de possíveis irregularidades na espera por atendimento. Conforme balanço do Instituto, das 21 visitas feitas em 14 agências, a situação era regular até a data da visita. Além de disso, quatro autos de constatação foram encontrados, ou seja, algum tipo de irregularidade. Após isso, é dado um prazo para regularização e outros três autos de infração – aplicação de multa por não terem se adequado à irregularidade registrada na primeira vez.

Conforme o Procon, cada município tem legislação própria em relação ao tempo de espera nas filas por atendimento, mas a maioria segue o tempo praticado na capital acreana, Rio Branco, que é de 45 minutos em dias de pagamento e 30 minutos em dias normais.

Além disso, o órgão ressalta que há decreto estadual vigente, que proíbe aglomeração dentro dos estabelecimentos bancários e por isso eles acabam proibindo a entrada no banco e os consumidores ficam do lado de fora aguardando.

O Sindicato dos Bancários informou que não acompanha esse tipo de fiscalização.