Em Rio Branco, Urap abre até às 22h a partir deste domingo (9) para atender pessoas com sintomas de gripe

O surto de gripe fez a Saúde de Rio Branco tomar mais uma medida para aumentar a assistência médica à população. A Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, na Baixada da Sobral, vai abrir até 22h deste domingo (9) com atendimento para pessoas com síndrome gripal.


As equipes vão também entregar medicamentos para os pacientes e fazer teste rápido para Covid-19. O atendimento começa às 7h.

A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, explicou que a medida é uma tentativa de desafogar as unidades de média e alta complexidade.


“A procura está sendo muito grande, estamos sim vivendo um surto de síndrome gripal muito forte e não é só em Rio Branco, mas também em todo estado e Brasil, e como a procura dentro da atenção básica é fundamental e a prevenção é muito importante, resolvemos abrir como referência, inicialmente, a Maria Barroso, que fica na Baixada da Sobral”, confirmou.

A secretária destacou que esse horário de atendimento na unidade será estendido também durante a semana. A gestão avalia, caso seja necessário, abrir outras Uraps aos domingos para facilitar a ida da população.
“Para que o diagnóstico seja feito com maior qualidade e também vamos fazer o teste rápido para Covid, vamos entregar os medicamentos que forem necessários e também fazer a parte de hiperdia para tentar agilizar mais ainda o atendimento da população de Rio Branco”, ressaltou.


Questionada se não era necessário ter aberto as Uraps em outros horários anteriormente, Sheila disse que não viu necessidade porque houve atendimento nos feriados do Natal e Ano Novo e não houve uma grande procura.
“Então, achamos que não era necessário. A partir dessa semana, como aumentou muito a procura, que pode ter sido, não estou afirmando, o período de festas e aglomerações, que aconteceu no final do ano, e agora vai ser necessário a gente abrir. Importante que a atenção básica vai abrir aos domingos para atender toda essa população”, justificou.
Antecipação da campanha de vacinação contra a gripe


A secretária reforçou que os estoques de vacina contra a Influenza do município e estado estão esgotados. Existem ainda algumas doses do imunizantes em algumas uraps da capital acreana.