A websérie SomosCoop na Estrada já percorreu 15 estados brasileiros e mais de 39 mil quilômetros, visitando mais de 20 cooperativas

Por Contilnet
A quarta temporada da websérie SomosCoop na Estrada está sendo gravada durante o primeiro semestre de 2025, e uma das paradas desta edição é o Acre. Nesta terça-feira, 6 de maio, a jornalista Glenda Kozlowski esteve no estado para documentar a atuação da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre). A produção, realizada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), tem como objetivo mostrar o impacto do cooperativismo no Brasil.
Durante a passagem pelo Acre, a equipe da websérie visitou o município de Xapuri, onde Glenda Kozlowski percorreu o seringal Cachoeira para conhecer de perto o trabalho de extrativistas cooperados na Cooperacre e na Cooperxapuri. O episódio em gravação destaca iniciativas que aliam conservação da floresta com geração de renda e inclusão social, reforçando a importância do cooperativismo como modelo de desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Criada em 2001, a Cooperacre reúne atualmente mais de 5.300 famílias extrativistas e agricultores familiares em 20 dos 22 municípios acreanos, além de áreas de Rondônia e do sul do Amazonas. A cooperativa é considerada uma referência nacional em bioeconomia, atuando com produtos como castanha-do-brasil, borracha natural, polpas de frutas tropicais, palmito de pupunha e café robusta amazônico. Em 2024, a rede Cooperacre movimentou mais de R$ 93 milhões em negócios, consolidando-se como um dos principais motores da economia de base florestal sustentável da região.

A websérie SomosCoop na Estrada já percorreu 15 estados brasileiros e mais de 39 mil quilômetros, visitando mais de 20 cooperativas. Com uma proposta leve e inspiradora, a produção busca retratar histórias reais de superação, inovação e transformação social proporcionadas pelo cooperativismo. Em sua quarta temporada, além do Acre, a série continua a mapear experiências de impacto positivo em diferentes regiões do país.