Pular para o conteúdo

Governos subnacionais, lideranças indígenas, organizações da sociedade civil e setor privado participam da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa GCF no Acre

    Da redação/Ecoacre.news

    A 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores Pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) se inicia nesta segunda-feira, 19, e se estende até sexta, 23, na capital acreana, Rio Branco. O encontro tem como temática, este ano, “Nova Economia Florestal: conectando governos, povos e oportunidades”.

    Evento aberto é realizado no Teatro Universitário e Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). Foto: Raylanderson Frota/Secom

    Têm presença confirmada no evento mais de 50 autoridades internacionais. O encontro internacional reúne governadores, líderes indígenas, cientistas, organizações da sociedade civil e representantes do setor privado para discutir estratégias globais de proteção das florestas tropicais e combate às mudanças climáticas.

    A GCF Task Force é uma rede global de governadores e autoridades subnacionais – que reúne líderes de 11 países e mais de 43 estados e províncias de países como Brasil, Indonésia, México, Colômbia, Peru, Costa do Marfim, Equador e Estados Unidos, entre outros – que atuam em conjunto com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável. A reunião da GCF é realizada anualmente, em local escolhido por meio de votação pelos seus participantes.

    A reunião marca um momento histórico para o Acre que, além de ter 85% de sua floresta preservada, é um dos estados pioneiros na agenda de desenvolvimento sustentável e REDD+, sendo modelo de referência internacional na integração entre conservação ambiental e inclusão social.

    Durante os cinco dias de programação, estão previstos painéis temáticos, reuniões técnicas, visitas de campo e lançamentos de iniciativas voltadas à bioeconomia, financiamento climático, justiça ambiental e transição para uma economia de baixo carbono. Confira a agenda no hotsite do evento do evento na Agência de Notícias do Acre.

    A realização do evento em Rio Branco reforça o protagonismo do Acre nas discussões ambientais globais e destaca o compromisso do estado com um modelo de desenvolvimento que concilia preservação ambiental, valorização cultural e crescimento econômico inclusivo.

    Governadores confirmados

    Aguilera Cirbián – governador de Santa Cruz (Bolívia)

    Alejandro Unzueta – governador de Beni (Bolívia)

    Oscar Henrique Sánches Guerrero – governador de Amazonas (Colômbia)

    Luiz Francisco Ruiz Aguilar – governador de Caquetá (Colômbia)

    Arnulfo Rivera Naranjo – governador de Guainía (Colômbia)

    Yeizon Ferny Rojas Martínez – governador de Guaviare (Colômbia)

    Jhon Gabriel Molina Acosta – governador de Putumayo (Colômbia)

    Luiz Alfredo Gutierrez Garcia – governador de Vaupés (Colômbia)

    Antônio Leonidas Pulgar Lucas – governador de Huánuco (Peru)

    Jorge René Chaves Silvano – governador de Loreto (Peru)

    Manuel Gambini Rupay – governador de Ucayali (Peru)

    Rosa Olguita Celiz Cruz – vice-governador de San Martin (Peru)

    Rodrigo Eusebio Morejon Gonzalez – vice-prefeito de Orellana (Equador)

    Mercedes Daniela Vintimilla Flor – vice-prefeita de Morona Santiago (Equador)

    André Mauricio Granda Garrido – prefeito de Pastaza (Equador)