Mais de 580 são atendidos no Into em 24h e 157 testam positivo para Covid; Dos 8 internados na UTI, cinco não tomaram vacina

O aumento de casos de Covid-19 no Acre tem batido recordes nos últimos dias e, com isso, a busca por atendimentos de saúde também subiu. Somente nesse sábado (22), o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC) em Rio Branco atendeu 582 pessoas com sintomas da doença.


Dessas, 304 passaram por exames e 157 testaram positivo para a Covid-19, um percentual de 52% de positividade.
A gerente geral da unidade, Helen Freitas, informou que os demais pacientes são aqueles vindos de outras unidades de saúde já com teste positivo de Covid em busca de atendimento médico. Segundo ela, o Into fica aberto 24h e faz tanto teste de antígeno como RT-PCR.


“O tipo de teste realizado é de acordo com o tempo que o paciente informa que está com os sintomas. E o resultado sai em questão de hora, dependendo da demanda, as vezes sai em 30 minutos ou em 1h30”, informou Helen.
O Into é a principal unidade de atendimento de casos de Covid na capital acreana. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disponibilizou o hospital para atender esses pacientes em junho de 2020.


Inicialmente, o atendimento era apenas para casos leves da doença e, com avanço da pandemia, o instituto passou a ser a unidade de referência de assistência aos pacientes infectados.