Pular para o conteúdo

Morre Antônio Aquino, presidente da Federação de Futebol do Acre

    Antônio Aquino Foto: Cedida

    A Federação de Futebol do Acre (FFAC) comunicou na manhã desta quarta-feira, 16, o falecimento de seu presidente, Antonio Aquino Lopes, 77 anos, carinhosamente conhecido como Toniquim. Figura histórica e um dos maiores símbolos do esporte acreano, Toniquim dedicou grande parte de sua vida ao fortalecimento do futebol no estado. Antônio Aquino passou mal por volta de meia noite e foi levado para o hospital Silvestre Santé e acabou não resistindo depois de mais de uma hora de atendimento. “O presidente foi reanimado pelos médicos por mais de uma hora e não resistiu”, disse o irmão do presidente, Marcelo Aquino.

    Antônio Aquino, formado em direito, assumiu o comando da FFAC em 1984 e comandou a entidade por mais de 40 anos. O dirigente transformou o futebol em profissional e hoje a entidade tem um patrimônio de mais de 80 milhões de reais.

    Antônio Aquino esteve presente no último sábado, 12, na inauguração de parte das obras no CT do Cupuaçu, do Santa Cruz, e comentou a respeito da importância do futebol para a nossa sociedade. Essa foi a sua última aparição pública.

    O corpo de Antônio Aquino Lopes será velado na Assembleia Legislativa do Acre. 

    Formado em direito, o dirigente também ocupou o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele dedicou mais de quatro décadas à frente da FFAC.

    Em nota oficial, a FFAC destacou o legado deixado por Toniquim, exaltando sua integridade, liderança e compromisso com o desenvolvimento do futebol no Acre. “Dr. Antonio Aquino Lopes deixa um legado de integridade, liderança e compromisso com o desenvolvimento do futebol no Acre, sendo peça fundamental na construção e fortalecimento de nossa história esportiva”, diz o comunicado.