Redação Encceja 2020: Inep divulga cartilha com orientações

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no próximo domingo, 29, para 1,6 milhão de participantes. Nesta reta final de preparação, é importante ajustar os últimos detalhes como conferir o local de prova e encontrar dicas de como ter um bom desempenho, também, na redação do Encceja 2020 que é uma parte da avaliação bastante temida entre os candidatos.

Para auxiliar os participantes a desenvolver um bom texto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a cartilha com orientações sobre a redação do Encceja. São dois materiais, um voltado para quem irá buscar a certificação do ensino fundamental e a outra, para os que desejam o certificado do ensino médio.

Na redação do Encceja, os candidatos precisam desenvolver um texto dissertativo-argumentativo coerente e coeso, no máximo de 25 linhas para o ensino fundamental e 30 linhas para o médio. A redação vale de 0 a 10 pontos e para conseguir aprovação é necessário atingir um mínimo de 5 pontos. O tema só é revelado no momento da aplicação da prova.

A nota leva em conta cinco competências avaliativas para correção do ensino médio e quatro para o ensino fundamental, entre elas: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.

Confira abaixo o que deve ter na redação do Encceja:

  • Ter, no mínimo, 5 linhas escritas
  • Ser escrito em língua portuguesa
  • Apresentar letra legível
  • Abordar o tema proposto
  • Ser dissertativo-argumentativo

Sobre o Encceja

O Encceja é uma prova que acontece todos os anos e pode ser realizada de forma gratuita por todos os brasileiros interessados em pleitear a certificação da educação básica (ensino fundamental e/ou médio), por não ter concluído essa etapa de formação em idade adequada.