Rio Acre sobe quase 2 metros na capital após chuva de 70 milímetros em 5 horas

A chuva que caiu no estado nesse sábado (19) fez o nível do Rio Acre ter uma considerada elevada na capital acreana. O manancial marcava 10,26 no sábado e, neste domingo (20), subiu para 12,46 metros, cerca de 1,7 metro a mais.

A Defesa Civil de Rio Branco informou que em cinco horas choveu cerca de 70,4 milímetros em Rio Branco nesse sábado e as chuvas devem continuar até segunda-feira (21). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas válido entre às 9h46 deste domingo e às 10h de segunda para todo o estado.


O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que a média de milímetros aguardada por dia em fevereiro é de 10 milímetros. “Então, teve um aumento de um metro e meio no nível do rio e a tendência é que aumente mais ainda porque temos enchente no Riozinho do Rola, em Xapuri, Capixaba e isso também vai refletir aqui [Rio Branco]”, destacou.

Falcão alertou que há previsão de chuvas até terça-feira (22). Com isso, ele diz que o Rio Acre caminha para atingir a cota de alerta, que é de 13,50 metros. Ele acrescentou também que a capital acreana teve alguns pontos de alagamento com a forte chuva.


“Em diversos bairros tivemos quedas de árvores e muita captura de animais peçonhentos. Não houve necessidade de remover famílias porque a gente já vem com um trabalho preventivo, tirando famílias de áreas de alagamento. Na região da Cidade Nova, onde a gente já vem trabalhando algum tempo, percebemos que desmoronou mais, já removemos oito famílias de lá desde janeiro”, contou.

O coordenador falou que os pontos e alagamentos registrados durante e após a chuva foram em áreas dos bairros do Segundo Distrito, especialmente no Belo Jardim e Judia. Também houve alagamento nos bairros ao longo do Igarapé São Francisco.


“No Segundo Distrito é o Igarapé do Almoço, também tem o Judia, aqui na Parte Alta tem o Igarapé Dias Martins, que entra na Sapolândia. A gente faz o monitoramento e já conversa com as pessoas para ficarem atentadas porque da mesma forma que a água aumenta, recua. Pedimos atenção para que não sejam pegos de surpresa”, aconselhou.


Até este domingo, o tenente-coronel disse que já choveu 258.7 milímetros na capital. Para todo mês é esperado 299 milímetros. “Em um dia deu 70 milímetros. No início do mês a gente tinha um acumulado de 106 milímetros do dia 1º para o dia 2. No mês de fevereiro apenas três dias não choveu, mas em quantidade pequenas”, concluiu.