Pular para o conteúdo

Termina nesta sexta-feira prazo de inscrição para o Encceja 2025

    Provas serão aplicadas em 3 de agosto em todo o país

    Termina nesta sexta-feira (2) o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. 

    As provas destinadas a quem busca certificação do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

    Para participar, é necessário ter 15 anos completos no dia de realização das provas e não ter concluído o ensino fundamental. 

    Para a certificação do ensino médio, é necessário ter 18 anos completos e não ter concluído a última etapa da Educação Básica.

    As inscrições devem ser realizadas online na Página do Participante após informar CPF e data de nascimento. Também é necessário cadastrar endereço de e-mail único e válido e um número de telefone fixo ou celular válido, além de indicar a Unidade da Federação e o município onde deseja realizar a prova.

    No processo de inscrição é preciso ainda indicar a instituição certificadora, secretaria estadual de educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para o qual deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. 

    Para finalizar, o participante deverá preencher corretamente o questionário socioeconômico.

    As solicitações de atendimento especializado também encerram hoje, e as de tratamento pelo nome social estarão abertas até 5 de maio. 

    A partir deste ano, além dos atendimentos especializados disponibilizados nos anos anteriores, passou a ser possível a identificação de participantes com diabetes na inscrição.

    As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no mesmo dia, com duração de quatro horas pela manhã e cinco horas à tarde. Os exames são divididos em quatro áreas do conhecimento:

    Para o ensino fundamental:

    • Ciências Naturais;
    • matemática;
    • língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação;
    • história e geografia.

    Para o ensino médio:

    • Ciências da natureza e suas tecnologias;
    • matemática e suas tecnologias; linguagens,
    • códigos e suas tecnologias e redação;
    • ciências humanas e suas tecnologias.

    O exame também pode ser usado para certificação de níveis de ensino. A emissão dos certificados de ensino fundamental, médio ou declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderiram ao processo do Encceja junto ao Ministério da Educação.

    Por Fabíola SinimbúRepórter da Agência Brasil